AWS – Configurando DNS público utilizando Route 53

Além de nossos artigos sobre Zabbix, vamos começar a compartilhar diversos outros assuntos, dentre os mesmos, vamos iniciar com a líder de Cloud, Amazon Web Services, falando sobre diversas soluções existentes no “mundo da AWS”, neste artigo, vou demonstrar como realizar a configuração de um domínio público utilizando o Route 53, Web Service (DNS), popularmente conhecido como Serviço de DNS, interno e externo da AWS com altíssima disponibilidade e recursos incríveis.

Primeiramente, vamos acessar o serviço do Route 53, importante salientar, é um serviço global, dessa forma, não deve se preocupar em qual região está sendo utilizada.

1 – Acesso a console, digitar route 53:

aws-route53-acessandoservico

 

2 – No canto superior esquerdo, vamos acessar Hosted Zones:

aws-hostedzone

3 – Agora, vamos criar uma nova zona:

4- Após clicarmos na opção de criar, devemos informar o endereço, lembrando que pode ser um endereço público, no qual iremos utilizar ou também poderia ser do tipo privado, utilizo para recursos internos da AWS.

5- Após informado o Domain Name, criar em create, agora vamos partir para o registro.br onde compramos nosso domínio, entretanto, podemos utilizar também o serviço de Registered domains para comprarmos domínio utilizando a própria console da AWS.

Escolhemos o domínio que queremos configurar e clicamos em Alterar servidores DNS:

6 – Vamos agora na console do Route 53 e copiar nossos NS para o registro BR:

7 – Informar todos e salvar:

Acompanhe nosso canal: youtube.com/jorgepretel

Deixe uma resposta