AWS – Infraestrutura Global

Nos dias atuais, a computação em nuvem é um processo natural, empresas utilizando ambientes híbridos, estudando workloads que possam migrar para o Cloud Computing, startups nascendo totalmente em nuvem e principalmente os provedores de serviço como a líder de mercado Amazon Web Services (AWS), inovando com diversas soluções e muitas vezes abstraíndo a complexidade de gerenciamento, entregando para o usuário simplesmente os benefícios, como por exemplo serviços S3, RDS, Lamba, EC2, EKS, dentre a grande gama do mundo da AWS.

Neste artigo, vamos falar sobre a infraestrutura global da AWS, no mercado tradicional falamos sobre Data Centers, agora vamos entender como a AWS trabalha com essa infraestrutura global. 

A AWS não trabalha com conceitos de Data Center, nesse mundo falamos em Regiões, Zona de Disponibilidade e Zona de presença, conheçida como Pontos de presença.

Região:

Quando você vai criar uma Ec2, por padrão, você está criando em uma região, atualmente, estão disponíveis as abaixos, muita gente quando está começando trabalhar com AWS, acaba criando ambientes no norte da Virgínia esquece de deletar e posteriormente cria em São Paulo, de repente a conta chega, sim, isso acontece porque na administração via console, uma região não consegue visualizar os recursos da outra, entretanto é possível utilizar alguns outros recursos para essa visualização.

Dentro das regiões existem as Zonas de disponibilidades, conhecidas como AZ, no qual falaremos no próximo tópico.

Código Nome
us-east-1 Leste dos EUA (Norte da Virgínia)
us-east-2 Leste dos EUA (Ohio)
us-west-1 Oeste dos EUA (Norte da Califórnia)
us-west-2 Oeste dos EUA (Oregon)
ca-central-1 Canadá (Central)
eu-central-1 UE (Frankfurt)
eu-west-1 UE (Irlanda)
eu-west-2 UE (Londres)
eu-west-3 UE (Paris)
eu-north-1 UE (Estocolmo)
ap-east-1 Ásia-Pacífico (Hong Kong)
ap-northeast-1 Ásia-Pacífico (Tóquio)
ap-northeast-2 Ásia-Pacífico (Seul)
ap-northeast-3 Ásia-Pacífico (Osaka – Local)
ap-southeast-1 Ásia-Pacífico (Cingapura)
ap-southeast-2 Ásia-Pacífico (Sydney)
ap-south-1 Ásia Pacífico (Mumbai)
sa-east-1 América do Sul (São Paulo)

 

Zona de Disponibilidade:

As zonas de disponibilidades pode ser formato por vários Data Centers, muito utilizado o conceito para ambientes de torelança a falha, criando o recurso em mais de uma zona na determinada região, a quantidade de AZs variam por regiões.

Conectadas por uma rede extremamente rápida e separadas entre elas por mais de 100KM, a AWS oferece atualmente 66 AZs pelo mundo, cada AZ pode ter vários data centers.

Pontos de Presença:

Pequenos data centers da AWS, com objetivo de melhorar a experiência dos usuários.

A Amazon disponibiliza uma acesso de modo interativo: https://www.infrastructure.aws

 

Deixe uma resposta