Como o Cloud pode ajudar a otimizar os processos da empresa

O Cloud Computing vem crescendo nos últimos anos como uma das principais tecnologias para otimizar processos e dar visão de negócio e de mercado, como um suporte para estruturação de dados em grandes volumes e oferta de recursos computacionais.

Mas, por que o cloud hoje é vital para o sucesso de qualquer empresa? O que você ganha ao investir na solução?

Neste artigo, vamos ajudar você a entender como ele vai transformar a sua empresa. Confira!

 

Reduzir custos

Grande parte das empresas hoje busca uma forma de gerenciar custos e economizar recursos,  no modelo tradicional de aquisição e configuração de servidores on-premises não é mais efetivo na busca por eficiência e ajustes da oferta em relação à demanda.

O Cloud hoje é ofertado por meio de assinaturas — modelo as a service, assim a TI paga apenas pelo que precisa e pode adequar sua capacidade de investimento de acordo com sua necessidade.

É um ganho inicial enorme — não exige um grande investimento pontual, garantindo que a capacidade produtiva do negócio estará sempre de acordo com as necessidades do mercado.

 

Otimizar processos

Um de seus maiores ganhos está na produtividade. Cloud Computing hoje não oferece apenas espaço de armazenamento, mas soluções completas de sistemas de gestão e ferramentas de produção para aumentar a capacidade de trabalho dentro e fora do escritório.

No centro dessa mudança está o trabalho remoto. Ele permite que a empresa estruture o trabalho não mais baseado em tempo, mas em conclusão de tarefas. É mais flexibilidade e capacidade produtiva com baixo investimento.

 

Facilitar o gerenciamento e controle de dados

Outra mudança significativa com a transformação digital dos últimos anos é que empresas precisam lidar com volumes cada vez maiores de dados — desde de como armazená-los até como analisar e utilizar essas informações em benefício do negócio.

Sistemas como serviço in cloud focam muito em integração, colocando todos esses dados em um único ambiente virtual. O controle de acesso é ampliado e a organização de seu uso para o trabalho facilitada.

 

Ampliar a segurança da informação

O Cloud Computing é um investimento pequeno e muito necessário, tendo em vista o valor que os dados têm para empresas. Ele garante não só a proteção quanto a continuidade do sistema diante de qualquer problema. Com mais controle, a TI tem mais segurança.

Hoje é a grande solução para proteção de dados, por oferecer soluções lógicas e estruturais que demandariam muito esforço para que você implementasse por conta própria. Grandes serviços como AWS investem pesado nisso.

No momento em que você contrata o Cloud, recebe a infraestrutura, o monitoramento e o suporte de equipes especializadas.

 

Auxiliar na tomada de decisões de negócio

Mas não é apenas uma solução prática e estrutural — é também um investimento estratégico. Pense nisto: um sistema integrado e protegido, com grandes volumes de dados de mercado e de produtividade em um ambiente com muita visão e facilidade de gerenciamento.

Esse é o cenário perfeito para quem quer extrair informações que tragam inteligência para o negócio como suporte à tomada de decisões. Você tem uma base maior para olhar em frente e encontrar os caminhos certos para o sucesso.

Otimizar processos depende de produtividade eficiente, decisões rápidas, segurança e automação de controle. Tudo isso pode ser implantado facilmente com o investimento certo em Cloud Computing.

 

Deixe uma resposta