Conheça as principais tendências de Cloud para o ano de 2020

Neste artigo vamos conhecer as principais tendências de Cloud, essas soluções tendem a ser cada vez mais usadas e a terceirização da infraestrutura tem se mostrado bastante benéfica para as companhias, uma vez que os dados corporativos são resguardados com mais segurança, e baixo risco de serem perdidos ou sequestrados.

Sem dúvida, é um investimento bastante válido, uma vez que o armazenamento tradicional de dados tem se mostrado ineficiente em muitas situações. Sua empresa pretende adotar essa solução? Se sim, este artigo vai ajudar você. Nele, vou falar sobre as principais tendências de cloud computing para o ano de 2020.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado de cloud? Continue a leitura do nosso post!

A evolução da cloud computing:

A tecnologia não é tão recente. Surgiu pela primeira vez nos anos 60, mas sem causar grande impacto. No início do século 21 isso começou a mudar, com o advento da primeira solução de IaaS (ou infraestrutura como serviço). No contexto de cloud, o IaaS é um dos três modelos de negócios disponíveis.

Há cerca de quinze anos, as empresas eram desconfiadas com essa nova tecnologia, era preferindo ainda o uso do armazenamento tradicional. Com os avanços contínuos que foram implementados de lá para cá, a cloud passou a ser amplamente empregada no ambiente corporativo. E, sobre o futuro, a expectativa é de mais crescimento.

Estar atento às novas tendências de cloud computing é essencial:

A transformação digital deve ser acompanhada de perto pelos gestores. Não só a cloud, mas outras tecnologias são aliadas dos negócios, no tocante ao aumento de competitividade e melhora contínua da experiência dos consumidores.

Também é importante salientar que, com o passar do tempo, a capacidade de armazenamento das soluções de cloud tem aumentado vertiginosamente, enquanto o custo tem apresentado redução. Em outras palavras, a empresa que adota esse tipo de solução tem maiores chances de aumentar a eficiência de suas operações.

Tendências de cloud computing para 2020:

Agora que você entendeu a importância de adotar a tecnologia cloud no seu negócio, conheça algumas das principais tendências disponíveis no mercado.

Nuvem híbrida:

Esta tendência diz respeito ao uso de nuvens públicas e privadas em uma empresa. Na prática, isso significa que uma companhia pode armazenar dados menos críticos na cloud pública e os mais críticos na parte privada.

Kubernetes:

O Kubernetes é uma solução responsável por automatizar os processos referentes aos contêineres. A plataforma de código aberto facilita bastante a vida dos profissionais na hora de montar uma infraestrutura online. O Kubernetes também contribui na hospedagem de aplicações nativas em cloud, mesmo se os clusters estiverem em nuvens distintas.

Multicloud:

O multicloud também trata do uso de nuvens públicas e privadas em uma empresa. Não é a mesma coisa da nuvem híbrida, pois esta utiliza os dois tipos citados; já a multicloud utiliza mais de uma nuvem do mesmo tipo. Esse tipo de solução surgiu com o propósito de mitigar o downtime e a perda de dados.

O profissional de TI e de cloud — partindo do pressuposto de que ele precisa se atualizar constantemente, é alguém bastante capacitado para implementar soluções desse tipo. A experiência em infraestrutura faz dele alguém apto a ser contatado, caso uma companhia deseje lançar mão da computação em nuvem.

O avanço da computação em nuvem fez com que as soluções se tornassem seguras e robustas e a terceirização da infraestrutura não é mais mal vista pelas empresas. Conhecer as tendências de cloud computing aqui apresentadas é de grande importância na hora de escolher a solução mais adequada para as necessidades do negócio.

O que achou deste conteúdo sobre as principais tendências de Cloud? Quero muito saber sua opinião por isso, não saia do blog sem antes deixar o seu comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta