Dicas para certificação Docker (DCA)

Neste artigo vou contar um pouco como foi a minha preparação e minha experiência para a prova de certificação Docker Certified Associate.

Eu fiz o exame em julho de 2019.

Informações do exame:

A prova possui 55 questões divididas em 6 domínios e cada domínio tem um peso.

  • Orchestration – 25%
  • Image Creation, Management and Registry – 20%
  • Installation and Configuration – 15%
  • Networking – 15%
  • Security – 15%
  • Storage and Volumes – 10%

A prova é projetada para a plataforma Docker EE, entretanto muitos tópicos abordados são aplicáveis a Docker CE.

É muito importante praticar, mas somente isso não basta, é importante entender os conceitos, como funciona, como eu devo aplicar determinada opção em produção pois isso será cobrado no exame.

Quer uma dica? Quando você instala o Docker, você geralmente prepara o Storage Driver ou simplesmente sai utilizando?

Bom, se você não sabe sobre o Storage Driver é importante entender e se você ja saí utilizando é bom rever o modo de trabalho.

Uma das questões lhe pergunta sobre o devicemapper, se está em produção ou homologação, qual modo usar?

Neste link você encontra mais informações sobre o assuntos.

Tópicos como Docker Swarm, Service, Gerenciamento de Imagens e Registry são muito cobrados. Então prepare-se, pratique, avalie a sintaxe de cada comando.

Pelo menos na minha prova caiu MUITO conteúdo sobre o Docker EE, abordando assuntos como UCP e DTR.

 

 

Aprovação:

Diferente de outras tecnologias a Docker não divulga uma % para ser aprovado no exame, mas pelo o que eu entendi é a somatória da % de todos os domínios.

Então prepara-se bem para os domínios que tem maior peso na prova. Isso pode fazer a diferença entre ser ou não aprovado.

 

 

Como eu me preparei para o exame?

Bom, eu estudei/trabalhei com docker a um pouco mais de 1 ano antes de fazer a prova. Mas a preparação oficial durou exatamente 35 dias. Pois definimos uma meta interna aqui na empresa e agendamos aprova para o dia 10 de julho de 2019.

Executei muito laboratório, principalmente com o Docker Swarm, criei minhas próprias imagens e estudei a fundo todos os conceitos.

Além de ter construído uma API em Flask para se conectar a API do Docker e efetuar o monitoramento de containers utilizando Zabbix. Isso fez com que eu entendesse um pouco mais como o Docker funciona.

 

 

Dicas de materiais para estudo:

Links

A documentação oficial do docker, nela você irá encontrar tudo que precisa para se aprofundar nos conceitos em especial gostaria de separar 3 link, onde os 3 são essencial para a preparação e também para o dia dia na operação de containers até que você se sinta confortável com os conceitos e a sintaxe dos comandas.

  • Guia de referencia do docker-compose: https://docs.docker.com/compose/compose-file/, utilizado também para criar os arquivos de deploy para stack de serviços do Swarm.
  • Guia de referencia do Dockerfile: https://docs.docker.com/engine/reference/builder/.
  • https://github.com/Evalle/DCA – Esse repositório foi organizado listando todos os assuntos abordados no exame e apontando um link de referencia para consulta.

 

Cursos

Docker Mastery: The Complete Toolset From a Docker Captain Esse curso é em ingles, porém possui legenda e algumas aulas a legenda está disponível em português. Utilizei como 80% de fonte dos meus estudos. Quando iniciei este curso minha intenção era aprender e não tirar a certificação ainda, então foi muito util pois aborda com detalhe todos os conceitos, como por exemplo Redes, Docker Compose, Volumes, Swarm entre outros.

Docker Certified Associate Prep Course Este curso também é em ingles. NÃO possui legenda, nem em inglês. Iniciei durante a preparação para o exame, é muito importante, pois aborda assuntos sobre Docker EE.

Descomplicando Docker. O curso é ministrando pelo Jefferson do Canal LinuxTips, possui uma excelente didática e para quem tem dificuldade com o inglês, o conteúdo é totalmente em português.

 

 

Sobre o Exame:

Tem dificuldade com o inglês? Então é melhor se preparar para o exame. Eu já vou te contar o porque, leia até o final.

Como eu marco o exame?

No site https://success.docker.com/certification tem todas as informações necessárias para agendar o exame, inclusive a Docker disponibiliza o guia de estudo onde detalha todos os tópicos abordados de cada assunto.

Quanto custa ? Tem retake?

$ 195, não tem retake.

Onde é feito o exame? 

Onde você quiser, basta ter um computador com acesso a internet. Então eu posso fazer lá do escritório com um amigo me ajudando? Haha não, é ai que começa as demais exigências.

O exame será acompanhado de um proctor (uma pessoa responsável verificar se você está infringindo alguma regra).

Após agendar o exame irá receber o e-mail com algumas instruções:

Como foi no dia do exame?

Julgo esta parte a mais importante do artigo, pois minha maior dúvida era saber como era no dia do Exame, o que acontecia, quais perguntas eram feitas, até mesmo para treinar o meu inglês. Porque diferente da prova da Red Hat por exemplo, que também é online mas o processo de identificação é feito via chat.

Preparação da sala:

Eu tenho um home office montado em casa, no dia do exame deixei na mesa somente o filtro de linha,  carregador do notebook conectado e minha CNH (utilizada para o processo de identificação).

Janela e portas fechadas, sem fone de ouvido e sem monitor adicional.

Iniciando o exame:

Esteja com o Inglês bem afiado, pois a minha proctor foi uma indiana e eu não entendi muito bem o que ela falava, se passaram aproximadamente 20 minutos, entre as apresentações iniciais e o inicio do processo de validação de identidade.

Você pode iniciar o exame com 15 minutos antes do horário marcado, meu exame estava marcado para as 23:30, então as 23:15 iniciei, em poucos minutos a proctor já estava disponível.

O processo com a proctor:

No inicio a conversa é informal, a proctor se apresenta passa algumas informações referente ao exame (No começo foi bem difícil entender). Até este momento eu utilizei o chat para tirar dúvida sobre o que eu não havia entendido. 

Após as apresentações a proctor informa que irá começar o processo de identificação e a partir daqui não pode utilizar o chat, deve está aberta a tela onde é exibido os videos da nossa webcam.

Ela repete todas as instruções enviadas por e-mail e logo na sequência irá fazer três solicitações.

  • Show me the documente: Nesse momento a proctor solicita que você mostre seu documento através da Webcam, será validado suas informações para garantir que você é você mesmo.
  • Show me the room: Nesse momento a proctor solicita que você mostre a sala onde você está, esse é um momento muito importante, será validado se você está sozinho ou possui alguma anotação que você possa utilizar.
  • Show me the desk: Nesse momento a proctor solicita que você mostra a sua mesa, deixe somente o carregador do notebook e seu documento de identificação.

Esse é um processo bem rigoroso.

Passando por todo esse processo, ela pede para minimizar a tela da web cam e retornar a pagina onde o exame é iniciado.

Durante a prova:

A prova será liberada e você pode começar a fazer. É possível marcar questões e retornar antes de finalizar.

Após finalizar a prova, um novo formulário com umas 5 questões pessoais é exibido e na sequência o resultado.

Espero que tenha ajudado e que essas informações ajude a ficar mais tranquilo(a) para o exame.

Boa sorte e até o próximo artigo.